Ticker

6/recent/ticker-posts

PRESIDENTE LULA CRIA O MINISTÉRIO DO EMPREENDEDORISMO E DA MICROEMPRESA

 


Olá, eu sou [Seu Nome], e esta é a sua atualização jornalística de três minutos. Hoje, trazemos uma notícia importante do cenário político brasileiro. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou nesta quarta-feira, 13 de [Mês], a criação do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. Esta nova pasta será o 38º ministério do governo.

A medida provisória que estabelece a criação do novo ministério foi publicada na manhã desta quarta-feira, em edição extra do Diário Oficial da União. O escolhido para assumir a liderança dessa importante pasta é o pessebista Márcio França. O presidente Lula e o novo ministro têm uma reunião agendada para as 10h30, onde assinarão o termo de posse.

Juntamente com Márcio França, outros dois novos ministros do governo também serão empossados hoje. Silvio Costa Filho assumirá a pasta dos Portos e Aeroportos, enquanto André Fufuca ficará à frente do Ministério do Esporte.

As atribuições do novo Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte são bastante abrangentes. A pasta terá como responsabilidade a formulação de políticas públicas para apoiar o empreendedorismo, fortalecer as empresas de micro e pequeno porte, incentivar a formalização das pequenas organizações, promover o artesanato e os microempreendimentos.

Além disso, o ministério terá o papel de estimular os arranjos produtivos locais, impulsionar a competitividade e inovação das micro e pequenas empresas, desenvolver políticas de microcrédito e facilitar a exportação de produtos produzidos por esse setor.

A criação deste ministério é uma divisão da antiga pasta de Indústria e Comércio, que era comandada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin. Tanto Márcio França quanto Geraldo Alckmin são filiados ao PSB e têm uma longa história de alianças políticas em São Paulo.

A criação do Ministério do Empreendedorismo era a última peça que faltava para completar a reforma ministerial que vinha sendo negociada nos últimos meses com o Centrão, um importante bloco político no Congresso Nacional. Em 6 de setembro, o Planalto havia anunciado os nomes dos novos integrantes do governo e a realocação de Márcio França para esta nova estrutura ministerial.

Agora, o país acompanhará de perto as ações e políticas que serão implementadas pelo Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, na expectativa de impulsionar o desenvolvimento e a competitividade do setor empresarial brasileiro.



Postar um comentário

0 Comentários