O governo federal anunciou, nesta quinta-feira (10/2), que estudantes inadimplentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) poderão renegociar dívidas a partir de 7 de março. O processo poderá ser feito em duas instituições financeiras: a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil.
Em dezembro, o presidente Jair Bolsonaro (PL) editou medida provisória com as novas regras. Embora a MP já esteja em vigor, ela ainda precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional para virar lei.
Segundo o governo, dos 2,6 milhões de contratos ativos e formalizados até 2017, mais de um milhão estão inadimplentes, ou seja, com mais de 90 dias de atraso no pagamento – o equivalente a R$ 9 bilhões em prestações não pagas.
O estudante interessado em negociar as dívidas pela Caixa pode acessar o site sifesweb.caixa.gov.br e verificar se pode ou não pedir a renegociação, de acordo com as regras estabelecidas.
A partir de 7 de março, cerca de 800 mil estudantes poderão pedir, de forma 100% digital, a renegociação de seus contratos.
Após aderir à negociação e confirmar que está apto, o estudante terá acesso à geração de um boleto para pagamento da primeira parcela ou, caso opte pela quitação total, da parcela única.
Fonte: Metrópoles
0 Comentários
Deixe sua Mensagem no Clévis Oliveira